Oi, gente! Mais uma semana passou e estou aqui com o penúltimo post dessa coluna. No cronograma estava previsto que eu fecharia a coluna com o K-Pop, mas estou com muita vontade de falar sobre essa parte da Coreia do Sul que eu nunca falei nos posts no meu blog e nem do Yö, mas atualizo o site Portal Freakout com noticias sobre K-Pop, então se alguém ai acompanha o Freakout, saiba que os posts sobre K-Pop são meus =).
Bom, o nome da coluna é Guia Prático de uma Otome, pois eu comecei nesse mundo asiático por ser otome e se hoje sou doramaníaca é graças aos animes, então não poderia ser outro nome.
Acho que esse post vai ser mais um guia do que os outros, não darei notas para os grupos. Gosto de muitos e cada um faz parte de uma fase que estou vivendo (se estou mais animada ouço 2NE1, se estou mais melancólica ouço a Lee Hye), então vou mostrar os meus melhores MVs ou PVs (pra quem não sabe, MV é o vídeo clipe coreano e PV japonês, posso falar de vídeo japonês aqui porque nossas músicas favoritas às vezes ganham versões japonesas) e contar um pouquinho sobre a banda ou cantor(a). E vou começar falando um pouco da Coreia do Sul, assim como fiz com o Japão.
Desvendando a bandeira
O Fenômeno Hallyu e o K-Pop
"Hallyu, ou onda coreana, é o nome dado à popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia. A onda coreana ganhou força com a exportação de K-dramas, tais como Autumn Fairy Tale, Winter Sonata e mais recentemente atingiu uma forte expressão mundial com Boys Over Flowers. Além das novelas, também tiveram sucesso filmes e música popular produzidos na Coréia do Sul e foi dentro dessa fenômeno que surgiu o K-Pop.
O K-Pop é um movimento artístico musical consistido de música eletrônica, hip hop, pop, rock e R&B originários da Coreia do Sul. Em adição a música, K-pop cresceu como uma popular subcultura entre adolescentes e jovens adultos pelo mundo todo, resultando em difundir interesse na moda e no estilo de grupos ídolos e cantores coreanos.
Anos 1990
A fundação da maior agência de talentos da Coreia do Sul, S.M. Entertainment, em 1995 pelo empresário Lee Soo Man levou aos primeiros girl grops e boy bands.
No fim dos anos 90, YG Entertainment, DSP Media eJYP Entertainment entraram na cena e começaram a produzir talentos tão rápido quanto o público conseguia consumi-lo.
Grupos como S.E.S, Fin.K.L, H.O.T, Sechs Kies, G.O.D e Shinhwa tiveram muito sucesso nos anos 90. Durante esse período também houve a emergência do hip hop e R&B na Coreia, levando ao sucesso de artistas incluindo Drunken Tiger.
Anos 2000Hoje, aprendizagem é a estratégia universal para o sucesso de girl groups, boy bands e artistas solos na indústria do K-pop. Para garantir a alta probabilidade de sucesso do novo talento, as agências de talento totalmente subsidiam e supervisionam a vida profissional e a carreira dos trainees, normalmente gastando mais de $400,000 para treinar e lançar um novo artista. Através dessa prática de aprendizado, que normalmente dura dois anos ou mais, trainees afiam suas vozes, aprendem coreografias profissionais, esculpem a forma e o corpo através de exercícios e aprendem várias linguagens sem deixar a escola de lado.
K-pop está ganhando influência firmemente em mercados estrangeiros não-asiáticos, mais notavelmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em 2001, Kim Bum Soo se tornou o primeiro cantor coreano a entrar para o chart Billboard Hot 100 com seu single, "Hello Goodbye Hello".
Há também a presença de artistas solos. Os mais famosos e clássicos provavelmente são BoA, Rain e Lee Hyori. Mas, atualmente, muitos outros artistas vem se destacando no cenário do K-Pop, artistas como IU, Se7en e G.NA.
Os grupos de K-Pop podem ser diferenciados por sua grande qualidade de coreografias e algumas vezes, quantidade de membros. Como por exemplo a Boy band Super Junior ou a Girl band SNSD, que possuem 15 e 9 integrantes respectivamente.
As boybands são outra característica do gênero. Grupos como DBSK, SS501, Big Bang e Super Junior, já possuem história pela Coréia e por toda a Ásia.
As Girl bands So Nyeo Shi Dae (SNSD ou Girls Generation), Wonder Girls, Brown Eyed Girls,2NE1, miss A e f(x) são umas das mais famosas e bem sucedidas." - Fonte: Coreano passo a passo
|
Minha Playlist P/ Iniciantes
Vou começar essa parte falando do grupo que me introduziu no K-Pop, mas que hoje eu não ouço muito elas, as Girls Generation e seu Run Devil Run me fez pirar uns 2 anos atrás e eu ouvia muito, achava que elas eram as divas do K-Pop (até conhecer as 2NE1 :*).
Girls Generation
Run Devil Run, minha favorita delas ( que na verdade é da Ke$ha) You Better Run Run Run Run..
Paparazzi eu viciei, meu PV favorito até hoje..
Super Junior
Ao mesmo tempo que eu conheci as SNSD, eu conheci os Suju (Super Junior) e ao mesmo tempo também eu estava assistindo meu primeiro dorama, o Skip Beat, por causa do anime e do Siwon <3
Vamos de Bonamana..
Sorry sorry sorry, não vou deixar de lado =)
SHINee
Enquanto eu os ouvia- e ainda olhava as 2NE1 com cara feia e achava a CL esquisita (desculpa diva, hoje você é a melhor) - um grupo de garotos me chamava a atenção, os meninos do Shinee não eram um bando e cantavam e dançavam muito bem..
Vamos de Sherlok..
2NE1
Enquanto eu estava com esse povo comportado - e olhava as best (2NE1) e os meninos do BigBang com desdém - não sei como, mas eu assisti algo das meninas, com certeza foi "I'm The Best" e estranhei muito da primeira vez, mas eu ouvia um podcast brasileiro sobre musica (aliás, o 'microfonia FM' teve grande influencia no meu lado K-Popster) e os meninos sempre falavam de k-pop e o "Oh My God" da CL era a vinheta deles, só lembro que de algum jeito me apaixonei por elas e são minhas favoritas até hoje, todos os dias ouço um álbum completo , paro pra ver MVs, 2NE1 TV, Shows e etc.. Aguem traga essas meninas para o BRASILLLLL, please.
Naega Jeil Jal Nagaaa..
Do you love me like the way i love you babe?..
Gente, tenho que mencionar também o trabalho individual delas, amo 'You and I' da Park Boom e 'The Baddest Female' da CL não pode faltar aqui..
PSY
Neste tempo que ouvia esses grupos e fui conhecendo outros pelos OSTs dos drama, foram eles: SS501, 4Minute, Younha e outros. Não vou colocar essas músicas aqui por que vão entrar no post sobre doramas.
Enquanto isso, um oppa bem mais velho e não tão sexy tomava conta das paradas musicais com a música do cavalinho, não preciso dizer que eu fui a primeira a aprender a coreografia no meu grupo e me encantei por ele e pela menina que dançou com ele.
Eyyyy, Sexy Lady..
Segundo single mundial, com a Gain do Brown Eyed Girls, coreografia de Abracadabra..
4Minute
Lendo post de pessoas que gostavam a muito tempo de K-Pop eu descobri que a menina era a Hyuna do 4Minute (que eu só conhecia as musicas lentas por conta dos dramas) e fui ver todos os clipes da banda e estranhei a coreografias super sensuais e adorei as danças e letras.
Destaco a recente What's Your Name?
Big Bang
Pronto, a partir dai eu já estava louca pelo estilo e procurava sempre outros grupos, aí encontrei meu grande amor G-Dragon com os meninos do Big Bang
Destaco Fantastic Baby e a apresentação dele com a CL em ROD, no Inkigayo..
Miss A
Agora que eu já estava tomada com essas maravilhas, continuei em busca de outras bandas e encontrei um clip bem feminista das meninas do Miss A..
This is for all the independent ladies..
Brown Eyed Girls
Destaco agora as sexys do Brown Eyed Girls (Gain está no Gentleman do PSY)
Kill Bill e Abracadabra..
2PM
Gente, eu curto mais os grupos femininos, principalmente por causa das danças, mas tem sempre uns lindezos que vem colorir meus olhos (perdoe me GD, você é meu muso, lindo) e aqui eu destaco Hands Up do 2PM..
Agora que você já assistiu esses videos, já está mais que introduzido no mundo K-Popster, agora eu te indico o novo album do GD, "Coulp'detat" que está f***.
Uma coisa que eu fico muito chateada é em lembrar que o Big Bang e o 4Minute já vieram ao Brasil e eu nem gostava de K-Pop na época, voltem logo por favor :'(
Deixo aqui o link do Youtube para as paródias que os meninos do Big Bang fazem, com dramas.. o Dae Sung é muito engraçado, vale muito a pena ver.. T.O.P, eu amo você também <3
Semana que vem, fecho essa coluna com doramas. ;)
Bônus
Comentários
Postar um comentário
Conte-nos o que achou