Guia Prático de uma Otome - Mangá


Quem é Otaku sabe a alegria de ver aquelas páginas em preto e branco, é até engraçado pensar em como páginas sem cor nos transmite tantas emoções, mas não fica restrito aos mais variados traços, cada mangaká  (autor de mangá) tem seu jeito de contar a história e dentre os mais variados gêneros estão o Shoujo (histórias para meninas), Shonen (histórias para meninos), Josei (para mulheres), Seinen (para homens), Yaoi (temática homossexual entre homens), Yuri( temática homossexual entre mulheres), Harén (aqueles mangás que têm um menino ou uma menina rodeados por personagens do sexo oposto), Ecchi (nudez), Hentai (pornô), Mecha (robôs) entre muitos outros (de resto, a maioria é pornográfico mesmo).
Antes de continuar com meu guia aos mangás, vamos conhecer algumas coisas sobre o Japão.


Lendo mangás e assistindo animes/dramas/filmes japoneses, aprendemos uma imensidão de coisas, de palavras e de costumes. Por exemplo, é bastante comum vermos os asiáticos tirando o calçado antes de entrar em casa e usando um chinelo - tipo uma pantufa -chamado surippa. 
VOCÊ SABIA?

 Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição.

 Na véspera da chegada da Primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. É um costume para atrair sorte e energias positivas.

 No Japão existem muitos banhos públicos.

 Uma atividade muito cultural no Japão são as cerimônias de chá, quem assistiu ao anime "Skip Beat" ou lê o mangá, deve ter percebido como é uma prática culta e que requer muita prática e habilidade, podemos ver isso também em Hana Yori Dango (Boys Before Flowers).


Os Kimonos são usados por homens, mulheres e crianças e a posição do Obi () (cinto japonês usado em volta do quimono ou yukata - quimono para o verão -) enquanto numa gueixa é atado atrás, nas costas, numa prostituta é atado à frente, sendo que a sua posição varia conforme o estado social da mulher que o usa. Já os quimonos usados para artes marciais são chamados de Keikogi.


 O Japonês é escrito como uma combinação de três diferentes tipos de escrita: caracteres chineses Kanji, e dois alfabetos silábicos,Hiragana e Katakana. O alfabeto latino, romaji, é também usado no japonês moderno, especialmente para nomes de companhias e logos, anúncios.

Otaku é uma palavra considerada pejorativa por causa de um crime que chocou muitos os japoneses á muito tempo, o crime foi cometido por um "otaku", ou seja, viciado, e esse vicio era do tipo patológico, mas como a palavra ganhou muitos adeptos na América, ela é usada sem problemas por ocidentais e muitos japoneses.


► A flor de cerejeira (Sakura) é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais., cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.


Tem coisa neste mundo mais lindo que os Sakuras,
 flores de cerejeira?
Continuando o guia..

O que você precisa saber antes de ler um mangá?
A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, ou seja, inicia-se da capa do livro com a brochura à sua direita (correspondendo a contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda.
O conteúdo é impresso em preto e branco, contendo esporadicamente algumas páginas coloridas.
Assim que atingem um número de páginas em torno de 160~200, é publicado um volume encadernado, chamado tankohonou Tankōbon, no formato de bolso, que então contém apenas histórias de uma série. Esses volumes são os vendidos em diversos países dependendo do sucesso alcançado por uma série, ela pode ser reeditada em formato bunkoubon ou bunkouban (完全版)(mais compacto com maior número de páginas) e wideban (ワイド版) (melhor papel e formato um pouco maior que o de bolso).
Agora vamos continuar meu guia de mangás, lembrando que só vou citar alguns que eu li ou estou lendo, então serão poucos e não vou resenhar e sim apenar comentar, é como um TOP alguma coisa.. 


O primeiro mangá que eu lembro de ter lido foi, Sakura Card Captor. Sakura foi um dos meus animes favoritos quando criança, eu cobiçava as roupas dela, o cetro, as cartas, o Kero e o Lee. Eu amava tudo na Sakura, e quando tive a oportunidade eu li o mangá -emprestado- e hoje eu comprei a coleção, ainda não terminei, mas só de saber que tenho, já fico mega feliz, eu falei mais da Sakura neste post aqui, clica no link e leia um dos meus primeiros posts no blog.

"Há vários tipos de sentimentos mas é preciso transforma-los em palavras para que possamos entender." - Tomoyo                                                                                        



Um mangá que eu amo ultimamente é Kamisama Hajimemashita (veja aqui a resenha do anime), a paixão é tanta que eu estou lendo em inglês. A história é incrível, para mim é com uma mistura de Inu Yasha e Fruits Basket (que ainda não li o mangá por não ter achado em lugar nenhum, nem pra baixar e nem pra comprar - pra comprar faltam algumas edições -). Eu ameeei esse anime, vi há umas semanas e estou acompanhando o mangá que está incrível gente. É um shoujo misterioso muito gostoso de ler, até que você não tem o inglês fluente ( que é o meu caso) já pra lerem inglês de boa e ainda treinar o idioma.

"Todas as noites, antes de dormir, eu desejo que meu sonho se torne realidade." - Nanami


Uma coisa fofa é o mangá de Kimi Ni Todoke, desde que acabou o anime todos os fãs ficaram querendo saber mais sobre Sawako e Kazehaya, o ruim é que a edição do Japão está muito demorada e aidna naõ progredimos muitos na história, mas é sempre bom saber que eles continuam lutando por eles e que vamos continuar podendo acompanhá-los.

"Quando não souber o que dizer, não precisa forçar. O próprio silêncio é um tipo de conforto."




Mudando de gênero, drasticamente, temos o mangá de suspense, Another.
História bem envolvente, difícil de prever e foi meu primeiro mangá e anime do gênero - Elfen Lied me deixou de cabelo em pé, mas não era terror - , gostei bastante, apesar do final no anime ter sido meio nonsense, a história no mangá é mais explicada e recomendo.

Não importa quantos relacionamentos voce tenha, no final, você está sozinho.


Um mangá que atravessa gerações  e está sendo relançado pela JBC em versão lindíssima, é o Rurouni Kenshin (resenha do live action AQUI), a história faz mais sucessos com os meninos, mas é recomendadíssima para você otome, que ama história inteligentes e com muita riqueza cultural. O andarilho já foi um retalhador e hoje encontra na espada uma defesa para as pessoas que ama. 

Cada um de nós tem sua própria vida para viver. É uma jornada, não uma separação. É um começo, não um fim. Vai ser um pouco solitária, mas é assim que as coisas são.




Agora vem a minha paixão, Skip Beat entrou na minha vida de um jeito muito especial, primeiro, adorei o anime e segundo, por causa dele eu caí nas garras no mundo doramático e não saí mais - Leia aqui a resenha do dorama Taiwanês com os lindo meninos do Super Junior, Siwon<3. 
O mangá ainda está em lançamento no Japão, é lançado um capitulo por mês, muito sofrimento isso , mas graças a Kamisama, tem uma equipe de fãs muito apaixonadas do Portal Skip Beat, que sempre traduz com muito carinho.
A história é foda, a menina que é enganada pelo menino que gosta, e como vingança ela vira estrala do show biz e ainda pega o lindo do Tsuruga Ren.

Quando eu cresci, me dei conta de que as coisas nem sempre são lindas e doces.

Então é isso gente, espero que tenham lido até aqui e que tenham gostado.
Tentei colocar tudo o que eu acho mais importante, mas se faltou algo, podem comentar. O meu sonho é que eu possa passar algo a quem lê e que vocês possam me passar algo também, então qualquer duvida, sugestão mandem por comentários ou por e-mail. O próximo post estará menos - acho - pois não terá a parte de curiosidades e sim falarei sobre alguns animes, com fia algumas resnehas, tentarei deixar aqueles animes de fora e me focar em outros, mas não será resenha.. é só superficial mesmo e vou acrescentar um TOP abertura, eu acho.
É isso aí.. Até a próxima. Kissus

Comentários

Postar um comentário

Conte-nos o que achou